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Paranaguá, Paraná, Brazil
Nossa Missão - Fortalecer a gestão escolar pública democrática e a excelência dos serviços prestados aos diversos atores educacionais, proporcionando aos parnanguaras uma educação pública de qualidade.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

INDICADOR MUNICIPAL DE DESEMPENHO EDUCACIONAL

VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral-SEMEDI, percebendo a necessidade de possuir informações precisas sobre a qualidade de ensino de suas escolas, visando diagnosticar o nível de desempenho escolar dos alunos elaborou o indicador municipal de desempenho educacional denominado Verificação da Qualidade de Ensino, tendo como instrumentos o Mutirão de Leitura e o Provão SEMEDI, executado pela Supervisão Técnico Pedagógica do Departamento do Ensino Fundamental, envolvendo todos os alunos da rede municipal de ensino do ensino fundamental – séries iniciais.

O uso de um indicador municipal serve para que o gestor conheça as potencialidades e limitações, construindo o seu próprio diagnóstico e consequentemente a elaboração do plano de ação dos gestores das escolas e da própria SEMEDI, permitindo a avaliação do desempenho educacional.

Quando bem empregado, enriquece a interpretação empírica da realidade e orienta, de forma mais competente a análise, formulação e implementação do plano de ação das Instituições de Ensino.

A validade e a confiabilidade deste indicador tem caráter eficaz por utilizar um sistema de instrumentos coletados de forma periódica, que viabiliza o monitoramento contínuo da ação da equipe gestora.

Este indicador municipal, de natureza teórico prática, visa apresentar uma alternativa de análise da aprendizagem, foi produzido a partir de atividades de acompanhamento e avaliação. Esta iniciativa visa retomar a mais básica função da escola: propiciar a aprendizagem da leitura e da escrita.


O Mutirão de Leitura constitui-se em valioso instrumento que permitirá aos gestores educacionais e aos professores realizarem um diagnóstico do nível de leitura dos alunos durante o ano de escolarização, visando à intervenção pedagógica para sanar as dificuldades detectadas no ensino e na aprendizagem.

O Provão/SEMEDI pretende identificar problemas e/ou aspectos da escola em que há a necessidade de intervenção por parte da equipe pedagógica da escola. Os dados fornecidos devem ser tomados como um conjunto de indicações a partir do qual o aluno possa conseguir um processo de aprendizagem.

1-Introdução:

1.1 O que é a Verificação da Qualidade de Ensino?

A Verificação da Qualidade de Ensino é elaborada para oferecer aos professores e aos gestores das escolas públicas da rede de ensino um diagnóstico do nível de desempenho dos alunos durante o processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vista à correção de possíveis insuficiências apresentadas no seu desenvolvimento.

É um instrumento pedagógico, não possui finalidades classificatórias. As informações coletadas servirão de base para orientar às ações pedagógicas e o desenvolvimento de políticas educacionais que poderão, em conjunto, mudar os índices de desempenho quando se apresentarem insatisfatórias.

1.2 Quem será avaliado?

Foi preparado para ser aplicado aos educandos da rede municipal de ensino de Paranaguá, abrangendo todas as séries/anos, respeitando o respectivo nível de ensino.

1.3 Quem aplica?

A aplicação ficará a critério da equipe de Supervisão Técnico Pedagógico da SEMEDI, que planeja a sistemática de como aplicar os testes, assim, como interpretar, utilizar e divulgar os resultados.

2.0 - Orientações Didáticas para realização do Mutirão de Leitura.

2.1 - Como deve ser executado o Mutirão de Leitura?

O mutirão de leitura tem características distintas das realizadas no cotidiano escolar, para aplicá-la é necessário seguir atentamente algumas orientações:

Ler atentamente o Guia de Orientações do Mutirão de Leitura para conhecer os objetivos e características dessa avaliação.

Como os alunos não estão familiarizados com este tipo de avaliação e as pessoas que aplicarão não fazem parte de seu cotidiano é papel fundamental dos professores, motivá-los e prepará-los.

É necessário um clima agradável e informar aos alunos com clareza e tranquilidade sobre o tipo de avaliação à qual serão submetidos, oportunizando este hábito de leitura com diferentes profissionais da escola.

O local para a realização do Mutirão de Leitura será definido em comum acordo com a Equipe de Supervisão Tecnico Pedagógica e Gestão da Escola. Este local deverá ser adequado, propiciando um momento agradável para leitura contando com a cooperação dos professores e da equipe técnico pedagógica do estabelecimento de ensino, sem prejudicar o andamento da aula.

2.2- As contribuições do Mutirão Leitura para a alfabetização e letramento.

A participação no Mutirão de Leitura traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo:

Os alunos: terão suas necessidades melhor atendidas mediante o diagnóstico realizado e, assim, espera-se que o seu processo de leitura aconteça satisfatoriamente.

A Equipe Técnico Pedagógica: utilizará o resultado deste instrumento para reorganizar o processo de desenvolvimento educacionais das séries/anos, a fim de melhorar a qualidade de ensino em sua escola e o nosso plano de formação continuada ofertada aos professores da rede municipal de ensino.

RELATÓRIO BIMESTRAL PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA


ATIVIDADES/ CONCEITOS

REUNIÃO/ Ação ou efeito de reunir os professores para repassar avisos e assuntos referentes à vida profissional ( repasse das comissões como, por exemplo, estágio probatório, elevação de nível, avaliação de desempenho, plano de cargos e salários do magistério público, entre outros), momento de interação para a organização geral da escola. Reunião de Pais.

VERIFICAÇÃO DE PLANEJAMENTOS / Ação de constatação da intencionalidade educacional, como o visto no plano de ensino( plano de aula, diário de classe).

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO /Ação ou efeito de reunir-se com o professor, individualmente, para tratar de assuntos peculiares a sua turma.

ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÕES/ Verificação da aplicação das avaliações: diagnósticas.

LEVANTAMENTO DE CONCEITOS/ Conselho de Classe efetivado através do atendimento pedagógico e o acompanhamento de avaliações, realiza-se o levantamento de conceitos para intervenção pedagógica aos alunos insuficientes.

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE /São atividades desenvolvidas fora da classe.

COMEMORAÇÕES CÍVICAS E FESTIVAS/ Atividades de sensibilização referentes aos momentos, e datas importantes à cultura e ao sentimento pátrio,envolvendo a comunidade escolar.

ENCONTRO PEDAGÓGICO/ Ação ou efeito de reunir os professores para tratar da organização do trabalho pedagógico e capacitação dos docentes.

VISTO NO LIVRO DE CHAMADAS/ Leitura das ações em sala de aula através da verificação do livro de chamada, datado e assinado no final de cada bimestre, pelo coordenador.

SUBSTITUIÇÕES /Ato de substituir o professor em atividade de regência.

INOVAÇÕES /Ações introduzidas de novidades ou atividades renovadas.

SUGESTÕES /Ato ou efeito de sugerir ao professor atividades relativas à sua prática pedagógica e também a SEMEDI, sugestões de gestão escolar.

VISITAS (EQUIPE DE ENSINO )/ Numerar a quantidade de visitas recebidas pelos profissionais da SEMEDI.

Formação de Pedagogo - 07,08 e 09 de Fevereiro de 2011

Iniciamos hoje a formação continuada com os Pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá ( Escolas e CMEIS), que atuaram na função de Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais.
Pessoas novas... que vieram de outros municípios...mas com muita vontade de compartilhar conosco seus conhecimentos e elevar ainda mais a nossa qualidade de ensino.
Estamos felizes em recebê-los.
Postaremos aqui todo o material destes três dias de formação.
Abraços calorosos do povo parnanguara.
Equipe SEMEDI
Paranaguá - Paraná