Quem somos nós

Minha foto
Paranaguá, Paraná, Brazil
Nossa Missão - Fortalecer a gestão escolar pública democrática e a excelência dos serviços prestados aos diversos atores educacionais, proporcionando aos parnanguaras uma educação pública de qualidade.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bünge e Secretaria de Educação Integral realizam seminário para 300 educadores





Avaliação de projetos de leitura aponta benefício direto a 433 alunos de duas escolas municipais

Terminou na manhã desta quarta-feira (7) no espaço de convenções do Camboa Resort Hotel, o Seminário de Formação de Educadores, que começou na terça (6) e que durante os dois dias de duração reuniu mais de 300 educadores que atuam nas escolas da rede municipal em Paranaguá. O treinamento de capacitação foi organizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação Integral (SEMEDI) e pela empresa Bünge, unidade de Paranaguá. Palestras, dinâmicas de grupo e discussões marcaram as avaliações de projetos de incentivo à leitura patrocinados pela Bünge e que envolvem diretamente 433 alunos matriculados em duas escolas administradas pela Prefeitura.


O Seminário de Formação de Educadores “Comunidade Educativa: um programa de escola sustentável”, promovido pela Fundação Bünge, reuniu mais de 300 pessoas que atuam na rede municipal de ensino, com início na terça (6) e atividades das 13h30 às 17 horas. Na abertura da programação, a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Elvira do Rocio Bezerra Geraldo, recepcionou os educadores e os parceiros da Bünge por proporcionarem a realização do seminário.

A secretária também reafirmou que a parceria entre as escolas e a empresa será cada vez mais efetiva. “Geralmente a Bünge faz a capacitação dos professores e implanta nas escolas o cantinho da leitura Desta vez ofereceram todo um seminário aos profissionais da educação municipal. Eles buscam parcerias como essa nas cidades onde a empresa atua, com capacitações e oficinas. Em Paranaguá, nosso maior presente é ver mais de 430 crianças lendo, aprendendo e se desenvolvendo dentro das escolas com ensino em tempo integral”, disse a professora Elvira.

Em seguida, o público participou de três palestras. Primeiro o artista e educador Cláudio Almeida Cavalcanti explanou técnicas utilizadas nos métodos de artecomunicação e arteducação, conceitos que melhoram o aprendizado escolar e dinamizam a atividade dos professores.

A professora Kátia Raquel Testoni Longen foi a segunda palestrante do seminário, abordando o tema “Pequenos Poetas”, abrindo espaço logo depois para a diretora da Escola Iná Xavier Zacarias, localizada na Vila do Povo.

A professora Circe Carneiro Leão detalhou a produtividade do projeto “Memória da Comunidade Educativa”, desenvolvido na escola com patrocínio da Bünge. “O objetivo é desenvolver o hábito e o gosto pela leitura por meio de ações educativas criativas e dinâmicas, construindo a formação de cidadãos conscientes de sua realidade e críticos capazes de mudá-la. O projeto começou no ano passado e ainda em 2009 atendeu 270 alunos em nove turmas do primeiro ano à quarta série”, comemorou a diretora.

Fernanda Tibilete Villanueva, coordenadora de projetos especiais da SEMEDI, explicou que durante o seminário também realizado um treinamento para 80 educadores, divididos em duas turmas de 40 pessoas nas oficinas “Palavras que Encantam” e “Técnicas Básicas e Práticas de Arte”. Os treinamentos abrangeram um professor e coordenadores de cada escola municipal que leciona para alunos de terceira e quarta séries, público alvo dos projetos apoiados pela Bünge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário