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segunda-feira, 12 de abril de 2010

Verificação da Qualidade de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral-SEMEDI, percebendo a necessidade de possuir informações precisas sobre a qualidade de ensino de suas escolas, visando diagnosticar o nível de desempenho escolar dos alunos elaborou o projeto de Verificação da Qualidade de Ensino, tendo como instrumentos o Mutirão de Leitura e o Provão SEMEDI, executado pela Supervisão Técnico Pedagógica, envolvendo todos os alunos da rede municipal de ensino.
O Mutirão de Leitura constitui-se em valioso instrumento que permitirá aos gestores educacionais e aos professores realizarem um diagnóstico do nível de leitura dos alunos durante o ano de escolarização, visando à intervenção pedagógica para sanar as dificuldades detectadas no ensino e na aprendizagem.
O Provão/SEMEDI pretende identificar problemas e/ou aspectos da escola em que há a necessidade de intervenção por parte da equipe pedagógica da escola. Os dados fornecidos devem ser tomados como um conjunto de indicações a partir do qual o aluno possa conseguir um processo de aprendizagem.

1-Introdução:
1.1 O que é a Verificação da Qualidade de Ensino?
A Verificação da Qualidade de Ensino é elaborada para oferecer aos professores e aos gestores das escolas públicas da rede de ensino um diagnóstico do nível de desempenho dos alunos durante o processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vista à correção de possíveis insuficiências apresentadas no seu desenvolvimento.

É um instrumento pedagógico, não possui finalidades classificatórias. As informações coletadas servirão de base para orientar às ações pedagógicas e o desenvolvimento de políticas educacionais que poderão, em conjunto, mudar os índices de desempenho quando se apresentarem insatisfatórias.


1.2 Quem será avaliado?
Foi preparado para ser aplicado aos educandos da rede municipal de ensino de Paranaguá, abrangendo todas as séries/anos, respeitando o respectivo nível de ensino.

1.3 Quem aplica?
A aplicação ficará a critério da equipe de Supervisão Técnico Pedagógico da SEMEDI, que planeja a sistemática de como aplicar os testes, assim, como interpretar, utilizar e divulgar os resultados.

2.0 - Orientações Didáticas para realização do Mutirão de Leitura.
2.1 - Como deve ser executado o Mutirão de Leitura?
O mutirão de leitura tem características distintas das realizadas no cotidiano escolar, para aplicá-la é necessário seguir atentamente algumas orientações:
Ler atentamente o Guia de Orientações do Mutirão de Leitura para conhecer os objetivos e características dessa avaliação.
Como os alunos não estão familiarizados com este tipo de avaliação e as pessoas que aplicarão não fazem parte de seu cotidiano é papel fundamental dos professores, motivá-los e prepará-los.
É necessário um clima agradável e informar aos alunos com clareza e tranquilidade sobre o tipo de avaliação à qual serão submetidos, oportunizando este hábito de leitura com diferentes profissionais da escola.
O local para a realização do Mutirão de Leitura será definido em comum acordo com a Equipe de Supervisão Tecnico Pedagógica e Gestão da Escola. Este local deverá ser adequado, propiciando um momento agradável para leitura contando com a cooperação dos professores e da equipe técnico pedagógica do estabelecimento de ensino, sem prejudicar o andamento da aula.

2.2- As contribuições do Mutirão Leitura para a alfabetização e letramento.

A participação no Mutirão de Leitura traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo:
Os alunos: terão suas necessidades melhor atendidas mediante o diagnóstico realizado e, assim, espera-se que o seu processo de leitura aconteça satisfatoriamente.
A Equipe Técnico Pedagógica: utilizará o resultado deste instrumento para reorganizar o processo de desenvolvimento educacionais das séries/anos, a fim de melhorar a qualidade de ensino em sua escola.

A equipe de Supervisão Técnico Pedagógica irá analisar a Equipe Pedagógica sobre a recepção da equipe pedagógica e acompanhamento do mutirão de leitura, organização do espaço físico para realização do mutirão de leitura, orientação para o recreio e/ou atividade durante o mutirão, interesse da Coordenação em relação ao resultado da leitura e aceitação da equipe em relação aos resultados apresentados. Aos Professores: o procedimento do profº regente durante o mutirão de leitura, o interesse do profº em relação ao resultado da leitura e a aceitação do profº em relação aos resultados apresentados.

Será feito uma ata de cada mutirão detalhando todos os procedimentos após a conclusão da leitura das séries/anos, repassou as informações referentes as turmas atendidas para a Professora e a Coordenadora Pedagógica.


No ano de 2009 foram 32 dias destinados ao Mutirão de Leitura, que resultaram em 61 visitas nas 29 escolas, sendo atendidas 405 turmas totalizando 14.202 alunos do ensino fundamental - séries iniciais da rede municipal de ensino.

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